Rejuvelac e Kefir - Os meus probióticos

IMG_6601.JPG

Rejuvelac

O rejuvelac é um probiótico natural preparado a partir da fermentação grãos tais como quinoa, trigo, amaranto, centeio, cevada, aveia, etc. Colónias de bactérias são formadas aquando da germinação e da fermentação dos grãos. e estas ajudam a pré-digerir os alimentos, tornando mais fácil para o estômago e para cólon o processamento dos mesmos, são inúmeros os benefícios desta bebida. Destaca-se o seu poder anti-inflamatório, e a sua acção antibiótica. O rejuvelac é também usado em culinária nomeadamente para confecionar produtos fermentados como o queijo ou iogurtes. Durante a fermentação são formadas bactérias lactobacillus que por sua vez formam ácido láctico que vai contribuir para aquele sabor e aroma intenso a laticínios de origem animal.

Ingredientes para o rejuvelac:

  • 1 chávena de grãos orgânicos. (Vocês escolhem)

  • 500 ml de água

Colocar as sementes num frasco e demolhar as sementes por 8 horas, não precisam encher o frasco de água, 2 dedos acima das sementes. Ao Fim deste tempo, retira-se toda a água e coloca-se o frasco num local longe da luz solar direta e mantendo alguma humidade nas sementes para que brotem. Assim que começarem a brotar, enche-se com água e armazena-se por 2 ou 3 dias longe da luz solar direta. Assim que ficar a água turva e com formação de bolhas no fundo, está pronto. É importante usarem material limpo e bem desinfetado, assim como as mãos.

Este pode ser consumido como bebida simples, com adição de frutas ou usado em outras tantas receitas de culinária. 


IMG_6042.JPG

 Kefir

Os grãos de Kefir de água são pequenos, translúcidos ou cor de caramelo (dependendo do açúcar que se usa para os alimentar). Existem imensos grupos de facebook sobre probióticos onde podem adquirir estes grãos. Também já existem sites onde se pode comprar, mas o conceito destes produtos é que devem ser partilhados e nunca vendidos. Quando bem tratados eles produzem uma rica bebida probiótica e continuam a crescer indefinidamente permitindo que exista partilha.

Preparar o Kefir de Água é super simples. Os grãos são cultivados em água adoçada e a escolha do adoçante é importante. Nunca devem usar mel, pois tem propriedades anti-bacterianas e dar preferência ao açúcar amarelo, rapadura ou mascavado. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar, transformando num conjunto de micro-organismos benéficos à nossa flora intestinal.

Como toda bebida fermentada, a cultura de kefir de água produz uma quantidade pequena de álcool, que varia de 0.5% a 0.75%, dependendo do tempo de fermentação e a quantidade de açúcar.

Para a primeira fermentação eu uso cerca de 1 chávena de grãos de kefir demolhados em 1 litro de água e 8 colheres de sopa de açúcar mascavado. Deixo ficar por 3 dias e ao 3º dia eu passo o liquido para uma segunda fermentação. E volto a encher o frasco com um novo litro de água, 8 colheres de açúcar e assim sucessivamente.

E para a segunda fermentação eu engarrafo o litro de água resultante da 1ª fermentação com fruta à escolha, adoro a combinação de maça e gengibre, e mais 3 colheres de sopa de açúcar mascavado. Deixo por mais 3 dias e depois consumo.

Tanto na primeira como na segunda fermentação vai se formar gás e por isso é conveniente que se tenha atenção em libertar ligeiramente o gás de quando a quando ou deixar os recipientes com alguma folga na tampa. Com a prática vamos conseguir criar bebida gaseificada sem correr riscos.

Deixo algumas sugestões para que adquiram e consumam estes probióticos com conhecimento.

Grupo para doação de probióticos - KEFIR KOMBUCHA ALOÉ VERA DE PORTUGAL

E-Book mais detalhado sobre os probióticos- Dicas da Oksi

Livro - Os Segredos da Fermentação de Sandor Ellix Katz