Pão

img_9290.jpg

Se há coisa que adoro é poder amassar pão, ver todo o processo de crescimento, a cozedura e finalmente o cheirinho de pão acabado de fazer e a primeira fatia ainda a fumegar com manteiga a derreter. A massa do pão passa por 5 etapas, amassar, levedar, dar forma, levedar e cozer. Dá trabalho? Dá! Mas a paciência é uma virtude e depois sabermos o que estamos a comer é uma mais valia. Um pedaço de pão pode ser transformado em pratos deliciosos para pequenos-almoços, almoços ou jantares.

Cá em casa tem de haver SEMPRE! Um dos segredos para fazer um bom pão é que a humidade não pode ser menos de 50%. Ou seja, se usarmos 200g de secos a medida de ingredientes líquidos tem de ser metade. Eu uso uma receita simples e depois posso enriquecer com outros ingredientes mas para já vamos à receita simples.

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 7 gramas de fermento biológico (se tiver crescente melhor ainda)
  • 250ml de água tépida
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 colher de sobremesa de açúcar amarelo
  • 2 colher de sopa de azeite

Numa taça coloca-se a farinha, o sal e o azeite. Num copo desfaz-se o fermento biológico com o açúcar e um pouco da água, logo que esteja o fermento diluído e o açúcar dissolvido deixa-se actuar por 15 minutos e depois juntamos à taça onde estão os restantes ingredientes. Amassa-se tudo até formar uma massa fofa, moldável e que se desprenda das mãos. Coloca-se então a massa uma taça untada em azeite e fica a levedar por 1 hora, no mínimo,  coberta com um pano da cozinha. Quanto mais tempo se deixar a levedar mais arejada fica a massa e mais azedo será o sabor do pão. Para levedar o único cuidado a ter é que seja num local morno onde não haja grande variação de temperatura. No fim de 1 hora a massa já deve ter duplicado de tamanho. Retira-se do recipiente para uma banca enfarinhada, dá-se mais umas amassadelas, atribui-se a forma que se quer, coloca-se no tabuleiro onde vai ao forno, tapo e deixo levedar por mais 1 hora. Depois, é só colocar no forno pré aquecido a 180ºC por uma meia hora. O ideal é ir vigiando. Se tiverem duvidas é só dar uma pancadinha por cima, na crosta e se for um som oco é porque a massa está cozida por dentro.