"COZINHA SEM DESPERDÍCIO" / Mercado de sabores em Abrantes

IMG_4691.JPG

Dia 13 de Janeiro rumei a Abrantes para uma oficina no Mercado de Sabores com um tema bem actual, "Cozinha sem desperdício.": O objectivo foi explorar formas de aproveitar todo o potencial dos alimentos para uma cozinha mais económica e com menor impacto ambiental.

Para o almoço tivemos húmus, bolonhesa de casca de banana e mousse de chocolate. À partida parece não haver aqui nenhuma ligação com o tema a não ser o reaproveitamento das cascas de banana, mas na verdade tudo estava bastante interligado. Senão vejamos: Com a água da cozedura do grão de bico que usámos para fazer húmus fizemos aquafaba, que substituiu as claras de ovos na mousse de chocolate, adoçada só com bananas, com cujas cascas fizemos uma deliciosa bolonhesa!

As reacções e o interesse demonstrado foram muito positivos, o que me fez regressar bastante satisfeita e com vontade de continuar a explorar este tema.

O Mercado de Sabores, onde decorreu a oficina, está inserido no Mercado Colectivo de Abrantes, e durante todo o ano este espaço é dinamizado com actividades de grande interesse público e com temas bastante pertinentes. Para ficares a par da programação basta seguires a página de facebook do Município, aqui.

Podem ver o registo fotográfico do evento:

SardinhaForaDaLataComment