Cogumelos recheados com broa

Desde que mudei os meus hábitos alimentares que os meus Natais são tudo menos tradicionais. No entanto, e uma vez que estas épocas festivas me trazem tão boas recordações, gosto de me manter fiel a determinados detalhes que de certa forma mantém a ligação mas sem comprometer os valores que hoje em dia defendo.

Para sugestão da mesa de consoada deste ano trago-vos uns cogumelos recheados com broa que podem ser acompanhados com batata a murro e as habituais couves e cenouras cozidas regadas com azeite e alho.

Ingredientes:

  • Cogumelos Portobello para rechear (doses individuais, eu usei 3 cogumelos)
  • Cerca de 170 ml de azeite
  • 50 ml de xarope de bordo
  • 50 ml de vinho do porto
  • 2 dentes de alho picados
  • 10 g de alho em pó
  • 10 g de colorau
  • 250 g de broa de mistura
  • Mancheia de salsa
  • Sal a gosto

Em primeiro desfaz-se a broa, rega-se com azeite, tempera-se com sal e leva-se ao forno pré aquecido a 100º C. Assim que torrar retira-se, deixa-se arrefecer e depois adiciona-se a salsa picada e reserva-se. Numa taça prepara-se o molho para os cogumelos juntando 100 ml de Azeite, o xarope, o vinho do porto, o alho picado, o alho em pó, o colorau e o sal. Mistura-se tudo muito bem e de seguida mergulham-se os cogumelos um a um neste preparado e colocam-se num travessa, regada com azeite, com o caule virado para cima. Vai ao forno a 150º C e sempre vigiando para evitar que sequem demais ou que agarrem ao fundo. Convém ir regando com o molho que existe na travessa ou então com um pouco de azeite, nunca com água pois o cogumelo em si já tem bastante água e queremos mesmo é que ele perca a humidade. Quando tiverem murchado e a humidade evaporado estão prontos, cerca de 20 a 30 minutos. Retiram-se e coloca-se em redor do pé o preparado de broa com salsa, rega-se com mais um pouco de azeite e está o pronto a servir.

IMG_1097

Eu servi com umas magnificas batatas a murro e as tradicionais couves e cenouras cozidas e regadas com azeite e alho.

 

 

One thought on “Cogumelos recheados com broa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s