Fui simpaticamente desafiada pela Joana do blog Limited Edition para confecionar uma receita para  a sua rubrica  Desafio Receita Saudável, e sendo o tema da alimentação saudável um dos pilares do projeto da Sardinha, foi com grande prazer que aceitei.

Percebi, ao longo desta minha jornada, que o problema de uma má alimentação não é aquela fatia de bolo que vamos comer numa festa, nem aquele guisado com um refogado mais puxadinho. O problema recai sobretudo em todo o açúcar, sal e gordura, omnipresentes nos alimentos processados, e muitas vezes disfarçados nos ingredientes sob nomenclaturas pouco familiares, que sem um olhar mais atento nos vão intoxicando diariamente. Por isso, na minha abordagem, uma dieta saudável baseia-se essencialmente em alimentos de origem vegetal, dando sempre preferência a alimentos in natura – que não tenham sofrido qualquer transformação após deixarem a natureza. Esta transformação de hábitos alimentares permitiu-me perder peso que tinha em excesso e mantê-lo sem oscilações, e a minha saúde, de uma forma geral, melhorou.

Deixo-vos então com esta receita saudável e diferente de cupcakes, que usa exclusivamente fruta e oleaginosas e não precisa de ir ao forno.

Ingredientes para a base:

  • 4 tâmaras Medjol
  • 50g de noz
  • 50g de amêndoa
  • 20g de sementes de girassol
  • 50g de quinoa crua
  • 20g de aveia
  • 1 colher de café de canela em pó
  • 1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

  • 100g de caju cru
  • Água
  • 5 morangos
  • 1 tâmara Medjol
  • Sumo de meio limão
  • Meia banana

Colocas os ingredientes da base num processador de comida e picas até formar uma massa uniforme e consistente, reservas. No liquidificador colocas o caju e água até meio do caju. De seguida os restantes ingredientes do recheio e bates até ficar uma mistura cremosa e homogénea. Podes ter de adicionar mais água mas convém começar por pequenas quantidades.

Para construir usei formas de silicone untadas com um pouco de óleo de coco, ajuda bastante na hora de desenformar. Começas por colocar um pouco da mistura de base na forma e com a ajuda dos dedos pressionas a massa para o fundo. Depois o creme até quase ao limite e decoras com fruta. Levas ao congelador por umas 4 horas para solidificar. Para servir aconselho a retirares do congelador uns 10 minutos antes de consumir.

Quem se quiser inscrever para o Desafio Receita Saudável  pode enviar email para lim.edition2012@gmail.com.

9 pensamentos sobre “Cupcakes crus de morango

  1. são tão lindos estes meninos, não me canso de elogiá-los! eu não sou a maior fã de sobremesas cruas, confesso. nos restaurantes tendem a sobrecarregá-los com adoçantes e gorduras que os deixam enjoativos para o meu paladar. mas recentemente fiz um workshop de receitas doces cruas e percebi onde consigo dar a volta a esses detalhes. os teus vou experimentá-los também. adoro a maneira como utilizaste a banana e o caju, muito original!
    beijinho e novamente obrigada pela tua participação 🙂

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s