Bebidas vegetais

As bebidas que tenho por hábito fazer em casa são as de avelã, côco, caju e amêndoa, mas as possibilidades são imensas. Arroz, quinoa, noz ou soja são outros exemplos de sabores. As receias são simples e o seu valor nutricional é inquestionável. Por exemplo:  em 100 g de leite de origem animal tens 125 mg de cálcio e em 100 g de amêndoa tens 264 mg. A mim perece-me que vale mais a pena optar pela bebida vegetal.

Ingredientes:

  • 120g de matéria prima (avelã, côco, amêndoa, quinoa, caju, noz)
  • 1 litro de água

Podem deixar a matéria prima de molho umas horas, tirando o de côco* que não necessita, ou passar logo à acção e para isso vão precisar de um liquidificador, a varinha 1,2,3 também funciona, e um pano coador. Juntam-se os ingredientes, tritura-se muito bem e depois coa-se. Está pronto a ser consumido!

Adoçar/aromatizar- Se preferirem podem adoçar a vossa bebida e nesse caso sugiro que seja o mais natural possível. Tâmaras, ameixa seca, tamarindos e xarope de bordo são só alguns exemplos. Se não tiverem possibilidade de ter estes ingredientes optem pelo açúcar convencional mas sempre o amarelo pois tem maior valor nutricional. Também podem colocar uma pitada de sal para realçar o sabor ou até brincar com as especiarias juntando canela, erva doce, anis, etc.

Armazenar- Um frasco de vidro é a melhor opção para armazenar. Convém seguir todas as indicações de higienização dos recipientes para evitar contaminações e assim reduzir a sua duração. 1 semana é o tempo de vida de um leite vegetal no frio, depois disso já existe perda significativa de nutrientes.

Consumo/aplicações-  Estas bebidas podem ser consumidas frias ou quentes, fica ao critério de cada um. As bebidas de aveia, arroz e caju tendem a engrossar com o aumento da temperatura e nesse caso são óptimas para um chocolate quente ou para molhos e cremes. Devem sempre agitar antes de usarem pois é comum haver sedimentação.

* Para o leite de cocô, caso usem cocô ralado as medidas são as mesmas mas o método é o seguinte: Ferver a água e colocar por cima do cocô, desta forma estamos a potenciar a extracção da gordura, deixar repousar por 15 minutos e de seguida bater e coar. Este leite, depois de colocado no frio, cria uma camada de gordura que pode ser  homogeneizada e para isso basta aquecer um pouco e mexer.

One thought on “Bebidas vegetais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s