Seitan ou seitã é um alimento derivado da proteina do trigo, o glúten. Por isso mesmo é conhecido por ser a “carne” de glúten. Existe seitan à venda, hoje em dia em qualquer superfície comercial, mas eu sabia que se poderia fazer em casa e então embarquei nesta aventura. Sem bimby, sem panela de pressão, com a prata da casa.*

Fazer o seitan em casa só tem vantagens, o preço do mercado ronda os 10 a 20 euros o kg. Um saco de glúten custa, o mais barato 5 euros o kg e o mais caro 12 euros o kg. Depois, fazendo em casa podemos dar o sabor que quisermos e sabemos com toda a certeza o que contém. Obviamente este não é um produto indicado a celíacos.

A preparação do seitan é algo muito subjetivo, cada um pode dar o seu toque especial. Basicamente o que é preciso fazer com ele é hidratar, podem usar só água e sal e depois adicionar os temperos à posteriori ou hidratá-lo já com alguns condimentos. Eu prefiro dar logo algum sabor.

Ingredientes:

  • 200g de Glúten de trigo
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja
  • 2 tomates grandes
  • 1 colher de sobremesa de melaço de cana
  • 75 ml de vinho branco
  • 1 colher de sobremesa de cominhos
  • 1 colher de sopa de oregãos
  • Piri-piri a gosto
  • 1 colher de chá de sementes de cominhos
  • 1 colher de sobremesa de gengibre
  • 1 colher de sopa de azeite
  • Sal a gosto

Numa taça colocas o glúten com a levedura e mexes para envolver bem os dois, reservas. Num processador de alimentos ou com a varinha, passam-se o restantes ingredientes até ficar tudo liquido. No fim é capaz de dar uma média de 600 ml de produto. De seguida só tens de juntar o liquido à taça dos secos e mexer. Quase de imediato a mistura integra-se e não vais conseguir mais usar a colher e nesse caso passas para uma superfície onde possas amassar um pouco.  O objectivo é ficar uma massa maleável mas densa e que não se desintegra. Caso tenhas usado demasiado liquido, só tens de adicionar mais glúten e vice-versa.

Se queres fazer uma peça que vais rechear então abres a massa num retângulo, colocas no interior o que quiseres, ameixa, cenoura, cebola, passas, courgete, pimentos, etc, e enrolas, beliscando depois as pontas e a junção do meio para fechar bem. Se não queres rechear, fazes um forma alongada ou redonda. Eu gosto sempre de envolver tudo num pano de musselina e atar as pontas. Isto ajuda  a que o seitan não se expanda tanto e fique demasiado borrachudo. É normal que notes o pano em tensão durante a cozedura mas é normal.

Numa panela colocas água um caldo de legumes caseiro* ou um raminho de ervas aromáticas e por cima uma estrutura para cozer a vapor. A água não pode tocar no seitan. Tapas e deixas cozer por 40 minutos a 60 minutos.

Quando terminar o tempo, retiras a “carne” de glúten, desembrulhas*, massajas com azeite e deixas arrefecer. Está pronto o teu seitan e a partir daqui usas como quiseres. No forno, cortado em fatias e feito na frigideira, desfeito e como recheio de uns pimentos, de uma lasanha ou até empadão. Dá para fazer rissóis, empadas, sopas… imaginação é a palavra de ordem.

*Eu usei uma água de cozer couves para aproveitamento, mas podem fazer um ao vosso gosto. Caso não tenham, podem colocar água e depois adicionar legumes na hora, molho de soja, azeite, sal e ervas aromáticas. 

*Se ao desembrulhar notares que o pano agarrou ao seitan, coloca debaixo de água corrente e retira com cuidado.

5 pensamentos sobre “Seitan caseiro

  1. que saudades de comer um bom seitan, vivo em Cambridge e nunca encontrei cà à venda e só uma loja vende Glúten de trigo mas é £8 – 500g , tenho de trazer uns Kg da proxima vez que for a Portugal 🙂 a receita que costumo fazer é diferente desta, mas acho que tento esta para variar da proxima vez que fizer 😉 obrigada pela partilha

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s