Para quem busca uma alimentação sem produtos de origem animal o queijo é quase sempre o cordão umbilical com a dieta omnívora. Gostava muito de retirar o queijo da minha alimentação mas ainda não encontrei uma receita que realmente me satisfaça. Desta vez tentamos uma receita com rejuvelac e amêndoas. A página de onde retiramos a receita anunciava que o resultado seria uma espécie de Gruyère… Nem lá perto, na minha opinião. No entanto, o sabor não era de todo “desconfortável” e fomos usando-o ralado e acabou por enriquecer alguns pratos. Passa perfeitamente por um parmesão ralado. Primeiro estranha-se e depois entranha-se.

Ingredientes para a cultura de amêndoa:

Demolhar as amêndoas durante a noite ou pelo menos 8 horas. Depois de demolhadas tira-se a pele e coloca-se num processador de alimentos com uma pitada de sal e um pouco de rejuvelac, o suficiente para facilitar a moagem. Depois armazena-se num recipiente tapado e deixa-se durante um dia ou dois à temperatura ambiente. Manusear sempre com as mãos limpas e os utensílios igualmente bem desinfetados. Após um dia ou dois já fermentou e pode ser logo comido. Usa-se para barrar o pão, pode-se acrescentar umas ervas e especiarias para enriquecer ou serve para base de alguns queijos vegan.

Ingredientes para o queijo:

  • A cultura de amêndoas
  • 1 colher de chá de levedura de cerveja
  • 1 colher de chá de miso
  • Sal

Mistura-se os ingredientes, coloca-se em tecido musseline, aperta-se bem, polvilha-se com sal para proteger da possível formação de bolor. Deixa-se ficar em local arejado à temperatura ambiente para secar. Este tempo de secagem varia com a temperatura e humidade do local. Algumas características organolépticas vão se alterando com o tempo. Para armazenar, basta embrulhar em papel vegetal e guardar no frigorifico dentro de um recipiente.

Tivemos de fazer alguns ajustes aos tempos devido à temperatura e à humidade do ambiente. O nosso ficou 5 dias a curar e polvilhamos com colorau.

Vou deixar os links dos videos de onde tiramos a receita.

Um pensamento sobre “Queijo vegan de amêndoas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s