Brotos são a fase inicial de desenvolvimento de uma planta, a germinação, momento em que as proteínas, hidratos de carbono e gorduras são decompostas respectivamente em aminoácidos, açúcares e ácidos gordos, sendo mais fácil a sua absorção pelo organismo. Saudáveis, leves, naturais, nutritivos, ricos em minerais como fósforo, magnésio, zinco e cálcio, os brotos possuem baixas calorias.

Cada um deles possui propriedades nutritivas diferentes que variam conforme o tipo de semente que se usa. Os mais comuns são feijão mungo, lentilha, grão de bico, quinoa, girassol, ervilha, sésamo e linhaça.

Eu utilizei feijão mungo. Feijão mungo ajuda a reduzir o nível de colesterol no corpo e ajuda na regulação das pressões sanguíneas de uma maneira saudável e em que o processo é manter as artérias e veias em boas condições, entre outras propriedades.

O objetivo é não os cozinhar, ingeri-los crus e logo de seguida à colheita uma vez que, crus mantêm todas suas propriedades intactas. Podem ser usados em saladas, sopas frias, sandes, etc. . Eu já usei de várias formas e esta que vos trago é sem duvida algo a experimentar. Escaldei os rebentos e coloquei em molho teriyaki, sementes de sésamo tostadas e sal para temperar. Aconselho vivamente a experimentarem esta junção porque é divinal para o palato.

Para fazerem brotos de feijão mungo em casa:.

  1. Certifiquem-se que as sementes são orgânicas e sem pesticidas. Muitas sementes à venda, usadas para plantio, são pré-cobertas com fungicidas, pesticidas e outras coisas que ninguém quer comer.
  2. Arranjar um recipiente onde germinar as sementes. Um frasco reutilizado ou uma caixa velha de gelado dá perfeitamente. Precisam de algo para tapar, é importante que exista alguma circulação de ar, então um guardanapo ou uma gase, serve.
  3. Numa fase inicial  demolham-se as sementes durante a noite para despoletar o processo de germinação. De seguida retira-se a água, enxaguam-se e deixam-se as sementes no recipiente durante 2 a 3 dias, longe da luz e mantendo a humidade. Para manterem a humidade podem usar um borrifador mas certifiquem-se sempre que não fica excesso de água no fundo, esta pode apodrecer as sementes.
  4. Consumam os rebentos assim que surgirem as primeiras folhas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s