Especiarias, ervas e cenas

Se em tempos eram pagas ao preço do ouro, hoje em dia pouca gente dá o devido valor. Na despensa da sardinha não faltam especiarias, ervas aromáticas e afins . Um bom tempero têm a capacidade de transformar alimentos corriqueiros em verdadeiras iguarias.

Na minha humilde opinião são as especiarias e as ervas aromáticas o ponto alto de qualquer prato. Uma boa parte das especiarias e ervas aromáticas são potentes agentes antimicrobianos e com propriedades terapêuticas únicas.

Uma das razões de não haver mais adeptos de uma alimentação à base de  vegetais é não estarmos acostumados a usar condimentos para tornar os pratos apelativos. Numa cozinha omnívora basta usar sal e pimenta e “tá ganho”. Agora, experimentem fazer o mesmo com um monte de vegetais. Vai sair algo sem piada e sem requinte nenhum.

Eu costumo dizer que os condimentos são a “porta aberta” para viajar sem sair do sitio. Se queremos ir até à Índia só precisamos de abusar no caril, açafrão e cardamomo. No dia a seguir seguimos caminho até ao México e abusamos das pimentas, dos chilis e dos coentros. Viagem que é viagem tem de passar em marrocos e  temos de ter canela, cominhos e gengibre… Cozinhar pode ser bastante interativo e mágico.

Eu não posso ser a unica apaixonada por isto.

Não posso ser a unica a delirar quando entro num sitio onde vendem especiarias e ervas aromáticas a granel e fico encantada com tanta cor e tanta textura diferente.

Não posso ser a unica a fechar os olhos e a “snifar” todos aqueles aromas ao mesmo tempo e sentir que, no minimo, estou no país das maravilhas.

Não posso ser a unica a achar que vou comprar de tudo e que fico em pulgas para chegar a casa para experimentar.

Não posso ser a unica que ao passar por um canteiro de ervas aromáticas arranca uma folha para ficar com o cheiro nas mãos.

Serei a unica?

 

 

4 Comments Add yours

  1. filipasemiao diz:

    Não, não és a única. Adoro especiarias e aqui em casa ainda não consegui fazer um cantinho para elas!

    Liked by 1 person

    1. Eu fiz no Inverno e sem esperança nenhuma mas já está a crescer. Depois coloco fotos.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s